Saúde Intestinal

Ao iniciar a alimentação natural, parece que alguns alimentos não caem muito bem para o cãozinho ou para o gatinho. Os tutores logo ficam muito preocupados ao primeiro sinal de desconforto gástrico e começam a se questionar se fizeram a melhor escolha.

Isso é normal. Algumas vezes erramos para finalmente acertar.

Basicamente, 70% do sistema imunológico de cães e gatos é baseado no intestino. Se a flora intestinal do seu animal está comprometida, isso indica que o sistema imunológico dele não está bem.

Há algumas causas de que podem gerar desconforto, como:

  • lactose do leite, que fermenta no intestino, mesmo que seu pet seja extremamente saudável. Prefira: Kefir: o leite passa por um processo que elimina a lactose do alimento. Fique de olho no consumo de iogurte, de kefir e de outros possíveis derivados de leite e, em caso de diarreia, converse com o veterinário;
  • carnes com antibióticos: os antibióticos não matam apenas as bactérias más do intestino, mas matam também as boas, causando problemas sérios na saúde. Infelizmente as carnes que temos hoje no mercado apresentam concentração deste tipo de produto químico. Dê preferência a carnes de procedência conhecida (e reconhecida pelos órgãos competentes). Se possível, no caso do frango, escolha o orgânico;
  • alimentos que, combinados entre si, causam gases: brócolis, couve-flor, repolho, batata doce. Prefira servi-los sozinhos ou combinados com outros alimentos que sejam deste grupo causador de bombas quase nucleares.

Um intestino saudável é sinal de saúde.

Não se esqueça de sempre ficar de olho nas fezes, pois é ali que vermes costumam se manifestar. Vermifugar seu pet de 6 em 6 meses é extremamente importante.

Mesmo aqueles bichinhos que já consomem alimentação natural devem manter a rotina no médico veterinário para acompanhamento de saúde. Antes de introduzir qualquer alimentos na dieta do seu pet, converse com veterinário ou com o zootecnista responsável pela prescrição da dieta do peludo.

Captura de Tela 2015-04-17 às 19.40.31

 

  2 comments for “Saúde Intestinal

  1. Gracielle
    27 de abril de 2016 at 22:59

    Olá, tenho o kefir de água e de leite gostaria de saber qual a quantidade ideal do kefir de leite para dar a schnauzer mini.. Obrigada..

    • Cãolinária
      2 de maio de 2016 at 14:45

      Olá, Gracielle!
      Recomendamos que a avaliação da quantidade de kefir seja verificada com o veterinário responsável pela saúde da sua peludinha. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: