Quinoa

Quinoa

Essas bolinhas pequenas são incrivelmente ricas em propriedades nutricionais.
Na alimentação natural caseira, ela integra o grupo dos carboidratos, como a batata doce, o cará, o arroz integral e a aveia, entre outros.
A quinoa (ou quinua, como também é conhecida) é extremamente nutritiva, rica em proteínas que ajudam na construção de tecidos e dos músculos, no fortalecimento dos pelos, dos ossos e das unhas.
Também é riquíssima fonte de fibras, ajudando no funcionamento do intestino e auxiliando na saúde de cães que apresentam alto nível de colesterol.
Antes de cozinhar a quinoa, é importante deixa-la de molho por aproximadamente 12h em água com algumas gotas de limão. Descarte a água do descanso dos grãos. Ao levá-la ao fogo, siga os passos do cozimento do arroz comum: para cada medida de quinoa, duas medidas de água. Ou seja, se optar por cozinhar uma xícara de chá de grãos, acrescente duas xícaras de chá de água. Após levantar fervura, basta esperar que a água seque.
Como dissemos, o preparo é muito semelhante ao do arroz comum, com uma diferença que requer nossa atenção: seu cozimento é bastante rápido, pois os grãos incham bastante, fazendo com que a água reduza depressa. Então, atenção redobrada pra não queimar a panela nas primeiras vezes. Lá pela terceira vez em que for preparar, certeza de que já estará craque e não precisará ficar guardando caixão (será que as crianças ainda usam esta expressão nas brincadeiras ou acabamos de entregar nossas idades aqui? Eita laiá!) ao lado do fogão.
A manipulação correta da quinoa reduzirá os antinutrientes (ácido fítico ou fitato, que contribui para deficiência de minerais como o cálcio, magnésio, ferro e zinco), melhorando a digestão e minimizando os gases. Afinal, gostamos tanto dos nossos bichinhos que não queremos que eles pareçam mal educados arrotando e soltando puns por aí, né?

Quer usar a quinoa agorajánesteinstantesemdemoras? Que tal fazer um hambúrguer de quinoa para o seu pet (e dois pra você, porque ninguém é de ferro e esta é uma das receitas prediletas para o paladar humano da Cãolinária)?

  2 comments for “Quinoa

  1. Léa Barbosa
    23 de abril de 2015 at 15:34

    Mto legal a proposta de vcs. Estou aproveitando bastante. Gostaria de saber se vcs tem alguma receita de pão para cães?
    Obrigada desde ja
    Léa

    • Cãolinária
      25 de abril de 2015 at 00:07

      Léa, muito obrigada pela mensagem, estamos adorando fazer o programa e vamos pensar com carinho na sua sugestão e como transforma-la em um pão saudável para os cães já que a farinha é proibida na dieta.
      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: