Kefir

//Kefir

Kefir

Bastante presente nas tigelinhas de cães e gatos saudáveis, o kefir faz a alegria de bichinhos e tutores. Mas… você sabe o que é o kefir?

Kefir é um probiótico bastante semelhante à coalhada e é obtido a partir  da fermentação gerada pelo encontro do leite com um conglomerado de micro-organismos que lembra um pedaço de couve-flor. Sua colônia de leveduras e bactérias se alimentam da lactose e fermenta o leite, resultando numa combinação cremosa, de paladar levemente ácido (lembra um pouco o sabor do iogurte) e bastante refrescante.

Existem 2 tipos de kefir: o de água, que se alimenta de frutose (açúcar mascavo ou água de coco), e o de leite, que se alimenta do leite de vaca ou de cabra (o leite vegetal não serve). O resultado obtido depende de como a colônia é cultivada.

O leite fermentado se transforma em um alimento probiótico. Probi…quem? Isso! Probiótico, ou seja, cheio de lactobacilos e bactérias vivas tão importantes para o corpinho dos humanos e, claro, dos animais.

Ele é tido por muitos como um alimento sagrado, capaz de prevenir e combater doenças como o câncer.

Por ser considerado sagrado, a colônia de micro-organismos que gera o kefir não está à venda. Ou não deveria. Aqueles que cultivam as colônias fazem doação de partes dela, pois a partir de uma colônia que se dá inicio a outra e outra e outra. O gesto mais bacana é presentear aquelas  pessoas próximas e, por que não,  até quem não conhecemos, mas querem fazer produzir seu próprio kefir.

Onde encontrar os doadores?

Eles estão espalhados e são muitos. No próprio Facebook, se fizermos uma busca por “doadores de kefir”, o resultado mostrará grupos de doardores divididos por regiões e você pode combinar de retirar com alguém próximo a você.

Quer saber como manipular o kefir? Não perca o texto da próxima semana.

 

Kefir01

By | 2016-03-04T09:26:18+00:00 março 4th, 2016|Dicas|4 Comments

About the Author:

4 Comments

  1. Marinalve 16 de março de 2016 at 13:45 - Reply

    gostaria de receber kefir

    • Cãolinária 16 de março de 2016 at 15:18 - Reply

      Marinalve, você mora em São Paulo? Se sim, por favor envie um e-mail para contato@caolinaria.com.br para que vejamos se conseguimos ajudá-la.
      Se não morar em São Paulo, aconselhamos que procure em comunidades pelo Facebook.
      Obrigada!

  2. Norma 12 de fevereiro de 2017 at 18:47 - Reply

    Posso dar kefir de agua para minha shi tzu de 4 quilos
    Dou a agua ou oa grãos

    • Cãolinária 16 de fevereiro de 2017 at 15:07 - Reply

      Olá, Norma! Tudo bem?
      Quando o Kefir é liberado na dieta do animalzinho, deve ser servido o líquido, a água ou o leite, e não os grãos.
      Para saber se está liberado para a dieta da sua fofinha, vale conversar com o veterinário ou zootecnista responsável pela saúde da sua peludinha!
      Um abraço,
      Fernanda Seiffert
      Equipe Cãolinária

Leave A Comment