Inhame

IMG_6880

O inhame é uma das fontes de carboidratos para os animais que fazem uso da alimentação natural caseira cozida. Bastante fácil de ser encontrado em feiras e sacolões, é um alimento de preço bastante acessível e que rende muito!

Em algumas regiões do Brasil, o inhame é conhecido como cará (e o cará como inhame). Ambos pertencem à mesma família de tubérculos e não se incomodam quando confundidos com seus primos.

Esta raiz possui um fito-hormônio chamado diosgenina que auxilia (e muito) no controle do colesterol. Mas não é somente este o benefício do inhame… Ele também auxilia no sistema imunológico, pois contém as vitaminas A e C.

Além de tudo isso, é um do alimentos mais bacanas para manusear na cozinha. Apesar de ele ser grande e ter cara de mau, ele é bastante fácil de ser fatiado, pois é bastante macio, e pode ser cozido em água, com casca, após ser bem escovado em água corrente.

Lembre-se de prepará-lo para servir ao animal, pois o inhame cru contém solamina que pode irritar o sistema gástrico do seu pet.

Na tigela que ilustra a post, o inhame é aquela fatia branquinha. Complementando a tigela, óleo de coco, casca de ovo triturada, gotas de limão, fígado de galinha, batata doce, cenoura, jiló e frango.

 

 

  2 comments for “Inhame

  1. Ana
    18 de agosto de 2015 at 20:12

    Scully comeu ainda hoje inhame…. ama de paixão …. ataca a panela se eu deixar…. ótima dica!

    • Cãolinária
      31 de agosto de 2015 at 15:47

      Ana, que demais! Um super beijo para você e Scully! :*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: