Estilo de Vida Natural de Seu Peludo

2014-09-06 20.58.30 (768x1024)

Embora existam alimentos saudáveis para os pets disponíveis no mercado, a melhor maneira de saber que seu cãozinho está recebendo todos os nutrientes que precisa de forma saudável é cozinhando para ele.

Se você gosta de cozinhar, assim como a gente, se aventurar na cozinha, dispõe de certo tempo, disciplina e boa vontade, descobrirá como é gratificante cozinhar as refeições do seu bichinho.

Você irá perceber que cães que fazem uso da dieta de AN – Alimentação natural caseira – são mais saudáveis e vivem muito mais, devido à qualidade das refeições que são mais nutritivas, pois são livres de conservantes e toxinas. Cozinhando para eles, você permite uma abordagem de vida natural para seu bem estar. “Ah, mas eu não sei nem por onde começar”, alguns podem dizer. Nós da Cãolinária estamos aqui para isso, para auxiliá-los nessa aventura de desbravar a cozinha!

O objetivo da alimentação natural caseira é, além de tudo, uma vida mais saudável possível, partindo do interior para o exterior, isso significa abranger todos os aspectos de vida canina. Afinal, sempre sobram dúvidas como:

  • “Estamos fornecendo um ambiente de vida seguro juntamente com uma alimentação tão balanceada?”
  • “Estamos proporcionando alimentos de boa qualidade ou de ingredientes questionáveis?”
  • “Estamos dando aos nossos cães exercício físico e qualidade de vida?”

Acreditamos fortemente na vida mais natural possível como um todo.

As receitas sugeridas pela Cãolinária são produzidas e testadas pensando em todos animais, usando diferentes legumes, proteínas animais, grãos e complementos. Sempre focamos na variação de nutrientes, o que é extremamente importante, pois, assim como é na dieta humana, queremos proporcionar aos nossos cães todas as vitaminas e minerais necessários para sua saúde e vitalidade.

Cães precisam de exercícios físicos, atividades mentais como brincadeiras diversas, interação com seus donos. Precisam também de ambiente limpo e de sua própria higiene sempre em dia, como banhos e tosas.  Atenção especial ao calendário de vacinas do seu bichinho, bem como às consultas de rotina com aquele profissional importantíssimo na vida de qualquer animal, o veterinário.

Uma dica para um cão equilibrado e feliz é programar a rotina em sua vida.

Horário para as refeições é crucial nas rotinas, mesmo que você não disponha de muito tempo. Ofereça a refeição 2 ou 3 vezes ao dia, nos horários em que você se encontra em casa. Isso ajuda na ansiedade.

Cães que cumprem rotina não tem estresse, costumam ser mais calmos e são mais obedientes a comandos.

Os passeios evitam o sedentarismo, a obesidade, o estresse, a depressão e a ansiedade. Mesmo que você fique pouco tempo em casa ou tenha um quintal enorme, tire 20 minutos do seu dia para passear com seu cão. Introduza também um horário para as atividades físicas, você verá a diferença logo na primeira semana. Eles precisam desse contato na rua, cheirar, interagir com outros cães faz parte do seu instinto. Nessa hora, ele vira o descobridor do “mundo” de brincadeiras. E é um momento apenas de vocês dois ou três ou quatro… Enfim, é o seu “momento família” com seu peludo.

A correria da rotina, os problemas diários e as inúmeras atividades que são exercidas sem descanso podem causar estresse e desequilibro na natureza humana também. Aproveite o momento de passear com o cão para recuperar as energias, esquecer os problemas e fazer atividade física. Além disso, tome consciência das atitudes do cão durante a caminhada e tente perceber a conexão de matilha que só é proporcionada durante as voltas na rua. Por mais fofo e querido que seu cãozinho seja, é importante que ele observe que seu protetor é o líder da sua matilha. O respeito e a confiança serão naturalmente absorvidos por ele num momento de total lazer.

Ao aplicar as regras da alimentação e dos passeios, fica bem mais fácil marcar no relógio as idas ao “banheiro”. Se o seu cachorro faz as necessidades na rua, ao dar as refeições no horário certo, você consegue regular as necessidades dele. Algumas regras para os passeios são essenciais: saquinho para recolher o cocô e uma garrafinha de água para jogar onde seu bichinho fez o xixi dele são imprescindíveis. Afinal, atingir a felicidade plena é saber respeitar-se e respeitar o próximo, não é mesmo? Ninguém gosta de ficar com a sola do sapato cheio de caca e muito menos de conviver com o mau cheiro que um poste pode ter por acúmulo de urina. Além do que, o acúmulo do xixi dos nossos fofuxos é ácido e, com o tempo, corrói postes e paredes. Se cuidamos tão bem do nosso lar, por que não cuidar igualmente das nossas ruas, certo?

Amar é aprender a falar “NÃO”! Mesmo que seu coração derreta por aquela carinha de olhos caídos. Animais precisam de limites e, através de uma rotina equilibrada e disciplinada, o cachorro pode perder hábitos indesejados e ter uma vida feliz. Lembrando sempre que nós somos os líderes das matilhas dos nossos amados.

Mantendo a rotina em conjunto com uma alimentação natural, seu bichinho se livrará das doenças indesejadas tanto físicas quanto emocionais, terá instinto bem mais calmo e mais sociável, viverá por muito mais tempo e te ajudará também a viver uma vida com muito mais qualidade. Afinal, eles ensinam que nossa rotina é algo vital em termos de saúde.

Todos temos experiências incríveis com nossos amigos caninos. Compartilhe a sua conosco. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: