16 de outubro – Dia Mundial da Alimentação

SemanaMundialAlimentacao2014-02

 

 

O Dia Mundial da Alimentação foi criado para que a população reflita acerca de temas como fome, segurança alimentar, nutrição e, sobretudo, se ingerimos uma alimentação correta. Entende-se por segurança alimentar uma alimentação saudável, acessível, de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente.

A data foi escolhida para lembrar a criação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) em 1945.

Diante do quadro, por que não falarmos da alimentação como fonte de vida para qualquer indivíduo?

Até porque é isso o que tratamos aqui na Cãolinária: uma alimentação saudável, de qualidade, caseira e cheia de amor.

Assim como nós cuidamos da nossa alimentação, os animais precisam que cuidemos da deles e o preceito básico da Alimentação Natural Caseira é a célebre frase de Hipócrates.

Modelo-Frases

Com isso também gostaríamos de compartilhar algumas curiosidades sobre AN.

  • Cães que fazem AN bebem pouquíssima água: isso porque o alimento que consomem é rico em água, pois é natural, sem química ou conservantes e extremamente saudável. Você irá perceber que mesmo o peludo não consumindo água frequenta normalmente o banheiro, o que é maravilhoso para os animais renaisTanto o xixi como as fezes dos peludos não tem odor, ou são de baixíssimo odor. Isso mesmo, acabou o mau cheiro. Assim como as fezes são sólidas (os animais não têm dor de barriga se o alimento for manipulado de maneira adequada) e o xixi bem clarinho. Isso independe do tipo de AN que seu bichinho faz.
  • Animais que fazem uso de AN mudam totalmente a pelagem: se o pelo do animal caía pela casa inteira, a queda diminui drasticamente ou desaparece (sim, o pelo de seu amigo ficará no seu cãozinho e não pelo chão). Se a pelagem costumava ser opaca, ela se torna brilhante e sedosa. Não se trata de milagre, mas de consequência da utilização dos complementos da AN, que são introduzidos na dieta do peludo pelo veterinário, cujas dosagens são calculadas de acordo com o porte, a raça e o estado de saúde do animal. Um dos exemplares de complemento é o óleo de coco.
  • Existem vários relatos de tutores que ao introduzirem AN em um animal que tem câncer, por exemplo, a doença para de avançar, chegando a regredir ou desaparecer em alguns casos (traremos esses relatos para vocês em breve, por enquanto, lembrem-se do que Hipócrates disse).
  • Animais que fazem AN não ficam obesos e o aqueles que já o são, emagrecem. Aqui também não se trata de milagre, mas de balanceamento na dieta e de disciplina (do animal e do tutor).
  • Animais que fazem uso da AN tendem a ser mais calmos e equilibrados: isso porque você escolherá o melhor alimento pra ele, o mais saudável e ele deverá cumprir uma rotina nas alimentações.
  • Animais que fazem uso da AN avisam quando chega o horário de servir a comida. Isso mesmo. Os tutores já sabem e achamos linda a forma que eles controlam o relógio ou ficam em frente à geladeira. Lembre-se, seu cachorro cumpre rotina, logo, ele saberá a hora que o estomago roncar, fiquem tranquilos.
  • Cães e gatos que fazem uso de AN crua com ossos não têm problema algum de tártaro. A escovação da dentição é feita da maneira mais natural possível, durante a trituração dos ossos.
  • Bichinhos que consomem AN são extremamente felizes. Pois é! Pode ver em qualquer foto de cachorro ou gato que faz uso da dieta caseira: todos saem sorrindo.
  • O animalzinho será muito mais saudável, terá uma expectativa de vida muito maior. Quando as pessoas te pararem na rua perguntando qual o nome e a idade do seu cão, por exemplo, todos ficarão surpresos em como o animal está “conservado” mesmo que já seja um senhor ou uma senhora de respeito. Neste momento, você pode aproveitar pra complementar sua resposta com muito orgulho: seu cão come Alimentação Natural Caseira que você prepara com todo o amor. Certamente, a disciplina que a AN traz, melhora a alimentação do animal e do tutor, além de trazer uma disciplina extramente saudável. E você vai contar tudo isso pr’aquela pessoa que interagiu com você na rua. Certeza de que, mais uma vez, a AN terá conquistado mais um.

 

Aproveite o dia de hoje e reflita a respeito dos seus hábitos alimentares, no desperdício e como você pode mudar o quadro da alimentação mundial. Pequenas atitudes fazem o mundo melhor.

Alias, deixamos a 10ª dica apartada porque ela é, sim, a mais importante:

 

  • Quem faz uso de AN não desperdiça absolutamente nada e seu bolso irá agradecer. O custo da alimentação será diminuído em 90% (sim, você vai ver que a AN, além de ajudar na sua saúde e na do seu animalzinho, ainda ajuda na saúde da economia doméstica!).

 

A Cãolinária quer agregar conhecimentos à sua vida: confie na gente e numa relação de mais saúde através da alimentação. Busque um veterinário de confiança que possa balancear a dieta do seu animalzinho e sigamos juntos nesta estrada mais saudável.

 

Legumes-02

  4 comments for “16 de outubro – Dia Mundial da Alimentação

  1. Arissa
    16 de outubro de 2014 at 16:24

    Muito legal o artigo. Aqui em casa somos todos prova vivas de que essas curiosidades são reais!

    Posso acrescentar algumas informações? As fezes diminuem pq o alimento é biologicamente apropriado para eles, ou seja, é totalmente aproveitada. Quanto mais perto do natural for a dieta, menos cocô eles vão produzir, ou seja, vai ter menos pra ser eliminado. Um cão que se alimenta de dieta crua, faz um cocô bem menor do que um que come dieta cozida com carboidratos.

    E eles perdem peso pq a AN é quase ou totalmente livre (depende de que dieta for utilizada) de carboidratos e, quando eles são incluidos na dieta, são carboidratos bons. Por isso eles não ficam inchados e gordinhos como quando comem uma ração lotada de soja, milho, arroz e glúten! 🙂

    • caolinaria
      17 de outubro de 2014 at 14:03

      Arissa, gostamos tanto da interação que temos com quem faz uso da AN, trocando informações, aprendendo e acrescentando.

      Agradecemos o complemento e comentário. Um abraço!

  2. Thereza
    16 de outubro de 2014 at 17:38

    adorei a mensagem de vcs . Aqui em casa já fazemos uso da AN e nossas peludas são muito felizes e saudáveis.

    • caolinaria
      17 de outubro de 2014 at 11:28

      Ficamos muito felizes, Thereza! Longa vida e saudável aos nossos peludos. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: