Alimentos Transgênicos

Vamos abordar um assunto que, geralmente, causa dúvida em pelo menos 90% dos tutores: por que a soja e o milho não fazem parte da dieta dos pets na alimentação natural caseira?

Alguns veterinários ainda os prescrevem na alimentação de alguns pets mas, nós da Cãolinária e os veterinários que acompanhamos, não colocamos nas nossas receitas e tigelinha da cachorrada por aqui. Por quê?

Porque são alimentos tidos como transgênicos. E o que são alimentos transgênicos?

Transgênicos são os alimentos modificados geneticamente, isto é, eles sofrem uma alteração no código genético ao serem inseridos no organismo celular. Esse procedimento pode ser feito entre organismos de espécies diferentes, por exemplo: a inserção de um gene de um vírus em uma planta.

No Brasil, a produção de milho e soja, em sua maioria sofre tal procedimento e é tido como  transgênica, o que acarreta alguns riscos para a saúde, como esses apontados por cientistas:

  1. Aumento das alergias: quando um gene é inserido em outro, formam um novo componente no organismo e a nova substância pode provocar alergias. Por exemplo, no Instituto de Nutrição de York (Inglaterra), em 1999, uma pesquisa constatou o aumento de 50% na alergia a produtos à base de soja, afirmando que o resultado poderia ser atribuído ao consumo de soja geneticamente modificada.
  2. Aumento de substancias tóxicas: plantas possuem substâncias naturais para se defender de insetos. Isso quer dizer que em seu estado natural, essas substancias não fazem mal ao ser vivo. Mas, se o gene dessas plantas for inserido em um alimento, por exemplo, é possível que as toxinas aumentem, como pode ocorrer no caso do milho transgênico que chega até a matar lagartas e borboletas por serem agentes polinizador.

Portanto, o milho e a soja junto a outros alimentos transgênicos, não entram em nossas receitas e tigelinhas.

É importante lembrar que antes de testar qualquer alimento com seu pet, consulte um médico veterinário ou zootecnista, para avaliar a saúde animal e prescrever uma dieta equilibrada e longe de qualquer problema que possa resultar com a alimentação.

Os dados foram retirados do idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor e vocês podem acessá-los diretamente no site: http://www.idec.org.br.

O site Cachorro Verde da Dra Sylvia Angélico, também trata sobre alimentos transgênicos que vocês podem acessar aqui: http://www.cachorroverde.com.br/index.php/por-que-optar-por-dieta-caseira-ao-inves-de-racao/

1908

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: